CONSELHO PLENÁRIO DA ORDEM – NAIROBI, 12 a 28 DE JUNHO DE 2018

CONSELHO PLENÁRIO DA ORDEM – NAIROBI, 12 a 28 DE JUNHO DE 2018

Entre 12 e 28 de junho decorre em Nairobi o Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores, que refletirá sobre as realidades contemporâneas do nosso mundo, da nossa Igreja e da Ordem, no sentido de encontrar os melhores caminhos para vivermos hoje o Evangelho com o mesmo entusiasmo de S. Francisco.

Será um tempo de oração, discernimento, estudo e diálogo participado por representantes os Franciscanos de todo o mundo. As migrações, a juventude, o cuidado da Casa Comum, a defesa e proteção da vida, o retorno ao Evangelho que o Papa Francisco nos está, de novo, a mostrar, a ideologia do género, a violência, o diálogo antirreligioso… a vocação da Ordem e do Frade Menor hoje… estes e outros problemas estarão nas diversas “mesas” de debate.

Próximos como estamos da celebração do oitavo centenário desse icónico encontro de S. Francisco com o Sultão al-Malik al Kamil, em 1219, este encontro plenário é também uma ocasião para que toda a Ordem se mobilize no incremento do diálogo e discernimento evangélico, que faça de todos nós Instrumentos de Paz. Todos os Confrades da Província são convidados a orar para que o Espírito Santo inspire estes nossos irmãos e que, desta forma, nos sugiram também caminhos e ações concretas a levar por diante, local e provincialmente.