Exposição de livros do Convento da Arrábida

Exposição de livros do Convento da Arrábida

No dia 27 de Julho 2018 a Fundação Oriente, comemorando 30 anos da sua existência e o 10 do seu Museu Oriente, apresentou ao público, no referido Museu, uma exposição de livros dos frades do Conventinho da Arrábida. Estará aberta ao público até ao dia 28 de outubro deste ano.

Consta de uma colecção de 36 livros, seleccionados do património bibliográfico da Biblioteca do Convento da Arrábida, de que a Fundação é detentora, juntamente com duas esculturas religiosas e alfaias litúrgicas, vindas do mesmo Convento.

Este Convento, muito conhecido de todos nós, em especial da Família Franciscana Portuguesa, foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, franciscano castelhano. As terras foram-lhe cedidas por D. João de Lencastre, primeiro duque de Aveiro.

Os primeiros quatro frades desse Convento, chegados de Castela, viveram na Ermida da Memória (Convento Velho) durante 2 anos, em celas escavadas na rocha. Foram eles: Frei Martinho de Santa Maria, Frei Diogo de Lisboa, Frei Francisco Pedraita e São Pedro de Alcântara. Aí iniciaram profunda reforma do viver franciscano e cedo constituíram uma Província Franciscana, com muitas vocações e actividades múltiplas, religiosas e culturais. À glória de Cristo. Ámen!