MOÇAMBIQUE PEDE A NOSSA AJUDA

MOÇAMBIQUE PEDE A NOSSA AJUDA

UNIÃO MISSIONÁRIA FRANCISCANA

 (UMF)

NIB: PT50 0010 0000 0242 5320 0011 5

 “Chocados pela indescritível tragédia humana que o ciclone IDAI tem provocado na zona centro de Moçambique, queremos reagir à tentação do desânimo com a nossa presença e proximidade. Arregaçar as mangas e lutar pela vida” (palavras de Frei Amaral Kuambe, Custódio OFM de Moçambique”).

O ciclone IDAI proclama Palavra de Deus a descobrir, e a responder com um gesto de AMOR e SOLIDARIEDADE. É tempo de actuar com ânimo e fé corajosa.

A Província Portuguesa da Ordem Franciscana, em 1898, um ano após a sua restauração, levou a Igreja em missão a Moçambique e, ao jeito de São Francisco e Santa Clara de Assis, implantou a presença franciscana naquelas terras. Beira foi a sua primeira Missão. Hoje é uma entidade autónoma, florescente e viva. Esta Província de Portugal assume como sua a dor do povo moçambicano. Nesta hora queremos ajudar a reconstruir vidas, aliviando a dor deste Povo e apostando num futuro em Deus.

Através da UNIÃO MISSIONÁRIA FRANCISCANA, nosso “braço missionário”, em comunhão com os seus amigos e associados, juntaremos a ajuda que recebermos de toda esta Família Franciscana Portuguesa que formamos e a enviaremos. Lanço o apelo confiante aos irmãos e irmãs, para que nos juntemos e actuemos já.

Destinaremos à restauração da vida do povo moçambicano:

  1. A Renúncia quaresmal 2019 das nossas fraternidades;
  2. O fruto da renúncia pessoal que cada irmão fará e de seus conhecidos e amigos;
  3. O contributo que as Congregações Franciscanas nos disponibilizarem;
  4. Igualmente o das Fraternidades da OFS e suas Famílias;
  5. De Ordens e Congregações Religiosas, da Família Franciscana Portuguesa.

Desejo que nesta hora dolorosa para os Franciscanos e todo o povo de Moçambicano em geral, nos juntemos em fraterna e generosa acção de justiça e amor.

Aguardamos a chegada das ofertas (só em dinheiro) e, numa 2ª fase, a da restauração, as encaminharemos para os nossos confrades de Moçambique, que as farão chegar a quem delas mais precisa. Façam-no, por favor deste modo:

– Por transferência bancária para União Missionária Franciscana: NIB: PT50 0010 0000 0242 5320 0011 5.

 – Em cheque bancário, envelopes ou em mão, entregue a qualquer uma das nossas Fraternidades Franciscanas.

Confiamos muito e, desde já agradecemos. Seja por Caridade! Paz e Bem!

Lisboa, Cúria Provincial, 25 de março de 2018

Frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho, OFM

Ministro Provincial

    

                   Escolas da Missão                                     Residência Franciscana da Beira                               Catedral da Beira