02 Nov ARCEBISPO PIERBATTISTA PIZZABALLA OFM
NOMEADO PATRIARCA LATINO DE JERUSALÉMO
Santo Padre nomeou como Patriarca de Jerusalém dos latinos o Arcebispo Pierbattista Pizzaballa, OFM, até agora administrador apostólico sede vacante da mesma circunscrição, transferindo-o da vista titular de Verbe.
Sua Pizzaballa Beatitude Pierbattista nasceu em 21 de abril de 1965 em Cologno al Serio, na diocese e província de Bérgamo. Entrou no seminário menor da província franciscana de Cristo Rei, em Bolonha, em setembro de 1976, e em 5 de setembro de 1984 ele iniciou o noviciado no convento de La Verna. Fez os votos Temporários em La Verna em 7 de setembro de 1985 e os votos perpétuos em Bolonha em 14 de outubro de 1989. Após completar o primeiro ciclo de estudos filosóficos e teológicos, ele concluiu o bacharel em teologia pelo Pontifício Antonianum Athenaeum de Roma. Em 27 de janeiro de 1990 foi ordenado diácono e a 15 de setembro recebeu ordenação sacerdotal na Catedral de Bolonha por Sua Eminência o Cardeal Giacomo Biffi.
Chegar à Custódia da Terra Santa em 7 de outubro de 1990, e concluiu seus estudos especializados no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém em 1993. Foi posteriormente professor de hebraico bíblico na Faculdade Franciscana de Ciências Bíblicas e Arqueológicas de Jerusalém.
Começou seu serviço como custódia da Terra Santa em 2 de julho de 1999. Em 9 de maio de 2001 foi nomeado Guardião do Convento dos Santos Simeão e Ana em Jerusalém. Trabalhou na pastoral dos fiéis católicos de expressão hebraica, e foi nomeado vigário patriarcal de 2005 a 2008.
O Definidor Geral da Ordem dos Frades Menores o elegeu como Custódio da Terra Santa e guardião do Monte Sião em maio de 2004, cargo que ocupou até abril de 2016.
Em 24 de junho de 2016, o Santo Padre Francisco nomeou-o como arcebispo titular de Verbe e administrador apostólico sede vacante da diocese patriarcal de Jerusalém dos latinos. Em 10 de setembro, recebeu a consagração episcopal na Catedral de Bérgaco pelo Cardeal Leonardo Sandri.
Ele é membro da Congregação para Igrejas Orientais.