Capítulo Provincial 2022 – 3º dia

Capítulo Provincial 2022 – 3º dia

O terceiro dia do Capítulo esteve todo ele dedicado ao estudo do Instrumentum Laboris preparado para o Capítulo Provincial.

No período da manhã o documento foi apresentado pela Comissão Preparatória nas suas linhas mestras, tendo em conta todo um conjunto de referências desafiantes: aquelas que emanaram do último Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores e que tocam as questões relativas à justiça, paz e integridade da criação mas também as que dizem respeito à necessidade de um retorno de todos os frades ao fundamento da fé que os faça viver em atitude de gratidão, os leve a uma renovada visão sobre a história e o mundo, bem como a uma permanente conversão e acolhimento do convite à missão e à evangelização. Referências desafiantes citadas foram igualmente as que decorrem dos grandes temas de inspiração franciscana, das quais o Papa Francisco tem sido paladino nas suas mais recentes encíclicas e ainda a tão ventilada realidade do mundo digital.

O Instrumentum Laboris foi depois sujeito à apreciação dos membros capitulares, os quais se dividiram em cinco grupos de trabalho, cada um focalizado numa área específica:

1. Formação e Vida Fraterna, Pastoral Juvenil e Vocacional e Formação Inicial;

2. Restruturação e Revitalização;

3. Evangelização e Missão;

4. Vida Económica;

5. Revisão de Estatutos.

Uma sessão plenária no final da tarde permitiu pôr em comum o contributo de cada grupo. A esta sessão se seguiu a oração de Vésperas que foi presidida pelo Definidor do Governo Geral para a Península Ibérica, para a Península Itálica e a Albânia, Fr. Cesare Vaiani.

E porque hoje é o dia que antecede a eleição do novo Ministro Provincial e do seu Definitório, os frades capitulares são convidados a uma noite de vigília invocando o Espírito Santo.