30 Set Dom Frei Alexandre José Maria dos Santos, OFM
Cardeal emérito de Maputo
1918-2021
(primeiro sacerdote, primeiro bispo e primeiro cardeal moçambicano)
A Província Portuguesa da Ordem Franciscana quer, nesta hora de despedida da sua presença física entre os seus, lembrar e homenagear este insigne irmão menor que nunca deixou de o ser, não obstante os mais elevados cargos que assumiu na Igreja.
Dom Frei Alexandre José Maria dos Santos Nasceu em Mavila, concelho de Zavala, distrito de Inhambane, Moçambique no dia a 18 de março de 1918, filho de Laísse e de Zangui. Depois de completados os estudos primários e secundários no seminário franciscano de Amatongas, Moçambique e os de Filosofia em Mackberi, no Malawi, tomou hábito no convento de Varatojo, em Torres Vedras, a 16 de setembro de 1947, tendo professado temporariamente a 17 de setembro de 1948.
Professou perpetuamente a Regra de S. Francisco a 17 de setembro de 1951.
Entre 1948 a 1953 fez, no Seminário da Luz, em Lisboa, os estudos que lhe faltavam na formação com vista a ordenação sacerdotal: um ano de filosofia e os quatro de teologia. Recebeu a ordenação sacerdotal a 25 de julho de 1953.
Foi eleito Arcebispo de Maputo a 27 de dezembro de 1974 e ordenado Bispo a 8 de março de 1975.
Em 28 de junho de 1988 foi criado Cardeal. Foi o primeiro sacerdote, o primeiro Bispo e o primeiro Cardeal saído do povo de Moçambique.
Um ano depois da ordenação sacerdotal, regressara a Moçambique, tendo desenvolvido a sua atividade apostólica nas Missões de Homoíne, Môngoè, Jangamo e Quissico.
Em janeiro de 1973 foi eleito Conselheiro da Custódia de Moçambique e, logo a seguir, Reitor do Seminário de Vila Pery.
Com o advento da independência política de Moçambique, a Santa Sé nomeou-o Arcebispo de Maputo, a capital. Foram anos delicados, pois teve de manter um diálogo difícil com as autoridades civis do novo Estado, de inspiração marxista. Neste contexto tenso e complexo, soube promover a paz em tempo de guerra civil.
Fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Mãe de África e a Universidade de S. Tomás de Aquino.
Faleceu ontem, dia 29 de setembro de 2021, em Maputo, Moçambique com 103 anos de idade, 73 de profissão religiosa, 68 de sacerdócio e 47 de bispo. Uma vida bem preenchida e vivida sempre com o mesmo sorriso de bondade.
O seu funeral será no dia 7 de outubro, às 09h00, na Catedral de Maputo.
Os Irmãos Franciscanos da Província dos Santos Mártires de Marrocos de Portugal, de que ele também fez parte, unem-se na oração e comunhão a todos os confrades e Igreja de Moçambique, na hora de despedida terrena deste ilustre irmão e Cardeal, aos Irmãos da Custódia de Santa Clara de Moçambique e a toda a Igreja e Povo Moçambicano.
Sorry, the comment form is closed at this time.