Encontro da Pastoral Juvenil Franciscana

Encontro da Pastoral Juvenil Franciscana

Ama com todo o coração …. Os seres mais frágeis!

A FRAJUVOC – Fraternidade Juvenil e Vocacional Franciscana (OFM) – organizou no dia 22 de março um encontro com jovens. Este encontro foi um acontecimento importante porque, depois de várias tentativas falhadas, finalmente conseguimos reunir, a nível nacional, pela primeira vez desde 2020. Foi nesse ano que as atividades pastorais ficaram suspensas devido ao confinamento causado pela pandemia Covid-19. Foram cinco anos em que o terreno foi sendo arado ao ritmo de Deus, através de várias vicissitudes e, ao mesmo tempo, de pequenas sementes semeadas em terreno fértil e bom, dos quais damos alguns exemplos: o grupo juvenil Outsiders, nascido na nossa paróquia de S. Pedro, em Vila real, durante as JMJ’23; os encontros MICOF e EJIF (2023 e 2024) organizados pela pastoral juvenil de Portugal e Espanha; e o retiro vocacional 2025 no Mosteiro de Monte Real.

Era intenção da FRAJUVOC, desde o ano pastoral 2022, valorizar e animar os grupos juvenis das nossas paróquias, conventos e residências de estudantes, sobretudo na área da catequese do crisma, dos grupos de acólitos e dos jovens. Estes grupos existem, mas têm funcionado quase sempre a nível local e diocesano. Além de irmos ao encontro da nossa realidade provincial, a história permite verificar que também é possível trabalhar em conjunto com a família franciscana e, por isso, este encontro realizou-se na Casa do Bom Samaritano das Irmãs Franciscanas da Divina Providência e contou ainda com a presença de uma Irmã Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição, animadora do grupo Outsiders

A pastoral juvenil da nossa Província não tem como objetivo criar qualquer grupo específico franciscano, mas favorecer encontros formativos, de oração, solidários, retiros e campos de férias onde os participantes se sintam unidos pela mesma espiritualidade franciscana e por S. Francisco de Assis.

Neste encontro estiveram presentes jovens de Vila Real, Porto e Ourém. Queríamos celebrar os 800 anos do Cântico das Criaturas, sob o lema da CONFRES para este ano pastoralAma com todo o coração” e, por isso, nada melhor do que nos encontrarmos com os seres mais frágeis na Casa do Bom Samaritano.  Para Deus todos os seres têm um valor infinito, mesmo aqueles que são diferentes de nós. Os jovens aceitaram esse desafio e cantaram nas suas vidas um cântico novo, dando-lhes um pouco do seu tempo, carinho e atenção.

Deixamos aqui um testemunho de um jovem: Sinto-me mesmo abençoado por ter feito parte deste encontro tão bonito! Pensava que vinha para ajudar, mas acabei por perceber que fui eu quem acabou por ser tocado e salvo.  Dizem que, quando Deus fecha uma porta, abre uma janela. Fiquei impressionado ao ver tantos talentos, tanta criatividade, caridade e coragem que os residentes com deficiência mental da enfermaria têm para oferecer. Aqueles corações tão puros e ternos comoveram-me profundamente. Têm a sua própria maneira de pensar e de se expressar, claro, mas isso não os impede de demonstrar amor e de partilhar ensinamentos de vida e sorrisos com uma simplicidade desarmante. Cada criatura veio a este mundo com um propósito e tem o seu valor, nada é por acaso. Nem o mais pequeno passarinho é esquecido, nem o lírio mais discreto do campo é negligenciado. As ovelhas não se inquietam com o caminho, pois sabem que o Pastor está sempre por perto para as guiar e proteger. Nada lhes faltará, (Dinis Chan).

Acreditamos que Deus é o autor providente de tantas maravilhas! Louvado sejas meu Senhor!

Se desejares contactar a Pastoral Juvenil e Vocacional Franciscana podes fazê-lo pelo telefone 217 140 515, ou pelo email, frajuvoc@ofm.org.pt

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.