NOVAS FORMAS DE VIDA E EVANGELIZAÇÃO EM REFLEXÃO NA CURIA GERAL DA OFM – ROMA

NOVAS FORMAS DE VIDA E EVANGELIZAÇÃO EM REFLEXÃO NA CURIA GERAL DA OFM – ROMA

O novo encontro Europeu Formas de Vida e Evangelização, organizado pela Secretaria das Missão e Evangelização da Ordem, foi realizado em Roma de 6 a 8 de outubro de 2022. O encontro foi aberto pelo Secretário Geral, Fr. Francisco Gomez Vargas, e Fr. Massimo Fusarelli, Ministro Geral, que convidou os participantes a escutar com confiança o chamado que marcou a Ordem ao longo de sua história: “ A busca de novos odres, ou seja, estruturas institucionais adequadas para conter e conservar o vinho novo do carisma, nova forma de vida evangélica, representou e representa um desafio e, ao mesmo tempo, um apelo para a história franciscana contemporânea. O encontro que hoje se abre pretende ajudar-nos a escutar novamente este chamado, com confiança, buscando o fogo que arde sob as cinzas ”. 

Fr. Massimo enfatizou “um chamado à memória” sobre o caminho que a Ordem percorreu a partir “da França dos anos 1930, até e depois do Vaticano II”. Graças a este movimento, a Ordem preparou-se para enfrentar a renovação do Concílio.

O Ministro concluiu seu discurso convidando os participantes das Conferências Europeias a reconstituir os últimos anos de São Francisco: “ Estamos nos preparando para rever com gratidão os últimos anos decisivos da aventura humana e evangélica de São Francisco. Espero que também possamos fazê-lo com ousadia, animados pelo desejo de ouvir e acolher a palavra de profecia que o Espírito ainda nos entrega para o nosso tempo ”.

Durante os três dias de trabalho, os participantes tiveram tempo para compartilhar suas experiências sobre as novas presenças. Partindo do documento “Ite, nuntiate”, Fr Darko Tepert, Secretário para a Formação e Estudos, Fr Daniel Rodriguez, Justiça, Paz e Integridade da Criação, apresentou a possibilidade de reativar novas formas de evangelização na Europa.

Trinta e seis frades das Conferências europeias participaram deste encontro.

Da Província Portuguesa da Ordem Franciscana participaram no encontro o Procurador Nacional da UMF, Frei Álvaro Cruz Santos da Silva e o Vice-procurador Nacional, Frei José Dias de Lima.