O EXTERNATO DA LUZ ENCERROU AS ATIVIDADES DO ANO LETIVO

O EXTERNATO DA LUZ ENCERROU AS ATIVIDADES DO ANO LETIVO

No dia 27 de julho, em ambiente de partilha e festa, o Externato Franciscano da Luz encerrou oficialmente as actividades deste ano lectivo. Como gesto de encerramento, teve lugar no Centro Cultural Franciscano uma palestra sobre a Terra Santa, proferida pelo Frei João Lourenço e na qual participaram os professores e outros funcionários da Instituição.

Frei João Lourenço expôs o seu tema com a ajuda de um diaporama intitulado “Jerusalém, espaço de encontro – lugar de Esperança”, que nos proporcionou acompanhar com imagens vivas a exposição muito precisa e feliz que fez.

A findar esta parte cultural, Frei Armindo, Ministro Provincial dos Franciscanos OFM, dirigiu uma palavra de partilha e louvor e agradecimento aos servidores desta nossa instituição de ensino. São suas as palavras:

“A Província Portuguesa dos Franciscanos Menores sente-se feliz por manter viva e muito interventiva esta obra, aqui instituída, destinada a fins educativos.

Foi no dia 7 de outubro de 1959 que o Externato da Luz iniciou as suas atividades letivas. Este foi um primeiro passo: o acolhimento de cerca de setenta alunos em local provisório: o rés-do-chão do Seminário da Luz.

Funcionaram em duas salas com duas turmas do ensino primário: uma da primeira e terceira classes, com uma professora com perto de quinze alunos, e uma outra com a terceira e quarta classes, com igual número de alunos.

O ensino liceal iniciou com duas turmas: primeiro e segundo anos do liceu, com cerca de vinte alunos em cada turma. Nos anos sucessivos foi aumentando, admitindo alunos para o terceiro, quarto e quinto anos, respetivamente. Foi seu primeiro Diretor, como alguns ainda bem devem recordar, o Frei Filipe Tojal.

As actuais instalações do Externato da Luz começaram a funcionar, por transferência dos alunos, no carnaval de 1966. Em outubro de 1976 começou a funcionar também o jardim de infância. Foi isto um recordar os passos dados até hoje por esta obra, que é nossa: o Externato da Luz. Completou já 59 anos. A Província franciscana sente-se feliz ao recordar esta história. Como todas as obras, também esta nasceu pequena, mas cresceu até à estatura que hoje, com alegria, lhe conhecemos. O futuro está nas mãos de Deus.

Ao recordá-la, quero convosco louvar a Deus por quantos a ajudaram a nascer, a estruturar e a acompanhar no seu crescimento: pelos que já dela beneficiaram; por quantos lhe deram o seu indispensável contributo, os que ainda continuam a servi-la e os que já passaram para a Vida Eterna, deixando as marcas da sua entrega a esta obra. Recordamo-los com saudade, admiração e gratidão. Admiramos a sua persistência, fidelidade e coragem. Os bons resultados obtidos são um pouco da recompensa que nos cabe. Estamos-vos gratos pelo que sois e fazeis. Ao findar de mais um ano, desejamo-vos um repouso recuperador das vossas forças, com saúde e paz. E desejamos poder contar convosco para a continuidade desta obra. Obrigado! Paz e Bem!

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.