Ordem dos Frades Menores – Franciscanos – em festa. Deus envia-nos irmãos!

Ordem dos Frades Menores – Franciscanos – em festa. Deus envia-nos irmãos!

No dia 31 do passado mês de Agosto um novo irmão que Deus nos enviou fez a sua Primeira Profissão Religiosa Franciscana. Após o “ano de prova” ou Noviciado, foi aprovado pelos seus formadores e demais responsáveis e fez a sua Consagração ao Senhor por um ano na Família Franciscana.

O seu nome é Frei Mário de Jesus Canudo Capa, sacerdote da Diocese de Beja. Depois de alguns anos à procura de realizar o seu sonho de ser franciscano, contactando connosco e visitando-nos com frequência, pois sentia ser esse um verdadeiro apelo e chamamento de Deus, obteve finalmente a autorização do seu Bispo, D. José João dos Santos Marcos, para realizar um “ano sabático” entre nós. Tomou o Hábito franciscano no Convento Franciscano do Noviciado – Varatojo – no dia (…). Terminado a ano canónico de Noviciado, e feita a sua profissão religiosa, prossegue agora entre nós, no mesmo Convento de Varatojo, o seu viver franciscano

O acontecimento ocorreu, como é normal, no Convento de Varatojo, a Casa de Noviciado e a Casa de Oração da Província.

Numa celebração eucarística às 15h00, no mesmo Convento, presidida pelo Sr. Bispo auxiliar de Lisboa, D. Daniel Henriques, na impossibilidade de estar presente o seu Bispo de Beja, D. José João, que pediu desculpa pela sua ausência. Teve a animação litúrgica dos nossos irmãos teólogos, vindos de Braga. E, após a Profissão de Frei Mário Capa, fizeram eles a renovação dos seus votos temporários, por mais um ano:

Frei André Gonçalves

Frei Hélder Filipe

Frei João Mendonça

Frei Márcio Carreira

Frei Osório Ximenes

Frei Paulo Faria

Frei Pedro Ferreira

Frei Saturninho da Costa

Frei Sérgio Pinheiro

Frei Sérgio Soares

Este momento foi preparado e precedido por uma semana de Retiro Espiritual, dirigido pelos nossos confrades, Frei Luís de Oliveira e Frei Bruno Peixoto.

Por feliz coincidência, estes momentos de louvor integram-se na celebração dos 550 anos de vida do Convento de Varatojo, cujas celebrações estão a ser devida e dignamente preparadas.

Tudo para louvor e glória do Senhor! Paz e Bem!

Frei Armindo Carvalho, Ministro Provincial