P. Arnaldo Taveira publica História franciscana de Vila Real

P. Arnaldo Taveira publica História franciscana de Vila Real

Celebrando 8 séculos de presença franciscana em Portugal e 500 anos da dos Franciscanos em Vila Real, sendo 100 na sua Paróquia de São Pedro e Santo António, Frei Arnaldo Taveira brindou-nos com uma publicação sobre a “vida e acção dos Franciscanos em Vila Real”.

Já em 2001 publicou “Memórias da Paróquia de São Pedro de Vila Real”. Neste, além de historiar o serviço pastoral dos franciscanos na Paróquia de S. Pedro (100 anos ininterruptos), e de Santo António da Araucária, a partir de 15 de Dezembro de 1995 até hoje, referiu em particular também a criação da Fraternidade Franciscana de Vila Real, que aconteceu em 23 de Maio de 1916, bem como a entrega, à Fraternidade, dos cuidados pastorais da mesma Paróquia, primeiro ao Fr. Domingos Gonçalves Sanches, como Encarregado, a 13 de Junho de 1917 e, depois, como pároco, a 3 de Janeiro de 1918.

Com precisão histórica, e ao jeito franciscano, descreve depois, ao longo das 250 páginas que o livro tem, ilustradas por imagens várias, incluindo a dos confrades que ali viveram e serviram durante este século, a história e feitos dos franciscanos, ligada a pessoas concretas, que fizeram daquela terra um espaço de encontro entre o homem e Deus, no louvor e serviço.

Regressado da Missão em Moçambique a 9 de Dezembro de 1955, Frei Arnaldo Taveira serviu primeiro, como bom pastor, a Paróquia de Pontinha, Lisboa, que lhe foi confiada a 11 de Outubro de 1976, até 26 de Maio de 1995, data em que foi transferido para a Vila Real como Superior da Fraternidade e Pároco a Paróquia de São Pedro.

Louvamos a Deus por este e outros irmãos que se sentem verdadeiramente “pertença” da Província Franciscana dos Santos Mártires de Marrocos de Portugal e, aonde são colocados, sempre ao jeito franciscano, servem com alegria o Povo de Deus que lhes é confiado, procurado deixar para os vindouros a história do percurso feito, a fim de por eles ser continuado. Para glória de Deus e seu eterno louvor!