09 Jan Semana de Oração pela Vocação Franciscana
Orando pelo Dom da Vocação Franciscana – a oração é a força da acção do Reino – todos os anos a Família Franciscana Portuguesa realiza uma “semana de oração” dedicada ao louvor de Deus, pela graça que deixou, por São Francisco de Assis, da Vocação Franciscana, e a pedir-lhe que, como Dono da Messe, proveja de boas e muitas vocações esta Família, chamada a viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo por cada um dos seus membros, e a levá-lo pelo mundo para que todos Nele encontrem a Verdade e a Salvação.
Como nos anos passados, será a semana de 9 a 16 de Fevereiro deste ano 2019.
No dia 16 de Fevereiro, último dia da Semana de Oração, celebramos os Santos Mártires de Marrocos, Protomártires de Ordem Franciscana e Padroeiros desta Família Provincial Portuguesa.
Eram seis os frades enviados por São Francisco – Frei Vital, Frei Berardo, Frei Otão (sacerdotes), Frei Pedro (diácono), Frei Acúrsio e Frei Adjuto (irmãos leigos) – em missão à África Austral a pregar o Evangelho. Durante a viagem Frei Vital, que dirigia o grupo, adoeceu gravemente e não pôde continuar a viagem, deixando a direcção do grupo entregue a Frei Bernardo.
Depois de um tempo de pregação, em Marrocos, ganharam o ódio dos muçulmanos e foram barbaramente martirizados, sendo o último “golpe de morte” a degolação, dado pelas mãos do próprio Sultão muçulmano. Era o ano 1220.
São estes 5 mártires os Padroeiros da Província Franciscana Portuguesa, que celebramos dia 16 de Fevereiro de 2019, preparando a sua celebração com oração comunitária, em todas as nossas Fraternidades a começar no dia 9. SENHOR, ESCUTA A NOSSA ORAÇÃO!
Senhor Jesus,
chamados a acolher-Te pelo Espírito,
concede-nos a graça de Te encontrar em cada dia e instante;
chamados a seguir-Te conforme a Regra do Evangelho,
liberta-nos de tudo o que nos impede de Te seguir;
chamados a testemunhar-Te na vida,
concede-nos a liberdade de irmos ao encontro
dos demais,
reconhecendo-os como irmãos.
Seguros de que não nos abandonas,
dá-nos a coragem dos Mártires de Marrocos,
para a Te anunciar sem fronteiras;
dá-nos a ousadia de Francisco de Assis,
para sairmos ao encontro dos sultões dos
nossos tempos;
acalenta, no coração dos jovens,
o desejo profundo e sincero de Te seguir.
Sorry, the comment form is closed at this time.