Visita Fraterna e Pastoral do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular

Visita Fraterna e Pastoral do Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular

Nos últimos dias do mês de outubro, teve lugar a Visita Fraterna e Pastoral  de dois elementos do CIOFS (Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular) ao Conselho Nacional da OFS de Portugal. A visita fraterna foi orientada pela Irmã Sisi, membro do CIOFS, natural da Argentina; e a visita Pastoral esteve a cargo do Frei Tomás Ginga, franciscano capuchinho (natural de Angola), membro do Conselho Geral de Assistentes , a residir em Roma.

Os trabalhos começaram em Lisboa, na sede da Cúria da Provincial dos Franciscanos OFM, no Largo da Luz em Lisboa. Acompanhados do Ministro Nacional da OFS, Irmão Rui Silva, os Visitadores tiveram um encontro de trabalho com os Ministros Provinciais da Primeira Ordem Franciscana, Frei Domingos do Casal Martins, na tarde do dia 28. Findo o qual se dirigiram à Sede Nacional da OFS em Fátima, onde os trabalhos continuaram até à tarde do domingo seguinte dia 31 de outubro.

Foram ouvidos particularmente pelos Visitadores, os membros da Conferência Nacional de Assistentes , e todos os membros do Conselho Nacional, que para o efeito se deslocaram a Fátima. Houve também dois encontros ZOOM, um com a JUFRA e outro com os Conselhos Regionais.

A celebração das Horas Litúrgicas e da Eucaristia foram sempre momentos altos da jornada.

Esta Visita Fraterna e Pastoral do CIOFS, é uma etapa inicial e necessária para a celebração do próximo Capítulo Nacional Eletivo da OFS em Portugal que terá lugar em Fátima entre os dias 25 e 27 de Março de 2022.

Frei Álvaro Silva, OFM – Conferência Nacional de Assistentes

           

                             Frei Tomás Ginga, OFMCap                                         Sede Nacional da OFS – Fátima                Ana Catarina, Rui Silva e Frei Luís Leitão, OFMCap