Varatojo franciscano acolhe novos filhos

Varatojo franciscano acolhe novos filhos

Varatojo e seu Convento franciscano, de 5 séculos e meio de vida, mantem-se como a Casa-Mãe desta Província, renascida em 1928, após a implantação da República na madrugada de 5 de Outubro de 1910, com suas turbulências e inseguranças. Por lá passaram, em tempo de discernimento e prova, o Noviciado, todos os franciscanos portugueses que somos e os que nos precederam desde essa época. Deus seja bendito!

Nos dias 2 a 7 deste mês de Setembro de 2018 teve lugar lá o segundo Retiro Provincial, particularmente dedicado aos jovens em formação, embora com a participação de outros confrades. Dirigiu o Retiro o Frei José Augusto da Ordem Franciscana Conventual. A sua presença, simples, fraterna e humilde, a sua palavra de forte espiritualidade evangélica e franciscana, encantaram os participantes. Deus bendito!

A terminar o Retiro, a Graça de Deus se manifestou mais uma vez com a entrada de um novo irmão que o Senhor nos enviou e que, na tarde desse dia 7, incluído na oração comunitária da tarde (Vésperas), recebeu o Santo Hábito Franciscano, iniciando o seu “ano de Prova”, o Noviciado. Este é hoje o Frei Mário Canudo Capa, um sacerdote diocesano, da diocese de Beja, que, desde jovem, mas sobretudo nos últimos 10 anos, vivia em grande ansiedade o desejo de se consagrar a Deus como frade franciscano. Chegou a sua hora! Deus seja louvado por mais um irmão que nos envia. Ao Frei Mário Capa as nossas felicitações de Paz e Bem!

No dia seguinte, na Eucaristia das 10h30, os três jovens noviços que chegaram ao fim do “ano de prova” e foram aprovados pela Família Provincial, fizeram com alegria e fé a sua primeira profissão religiosa franciscana, consagrando-se a Deus por um ano. São eles: Frei Pedro Miguel Teodoro Ferreira, Frei Helder Filipe Martins Silva e Frei André Filipe Monteiro Gonçalves.

Seguiram no dia 15 para o teologado franciscano de Montariol, em Braga, onde irão continuar a sua formação franciscana e académica. Frequentarão a Universidade Católica de Braga, com todo o seu curriculum escolar, e serão acompanhados pelo seu Mestre de formação. A todas estas celebrações presidiu o Ministro Provincial, Frei Armindo de Jesus Ferreira Carvalho, como é norma em toda a Ordem Franciscana.

Tudo para louvor e glória de Deus e por intercessão de Sua Santíssima Mãe, a Virgem Imaculada, com a protecção de Santo António, Padroeiro do Convento. Paz e Bem!

Frei Armindo Carvalho, ofm

 

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.