CONVENTO DE VARATOJO em CONVÍVIO MISSIONÁRIO

CONVENTO DE VARATOJO em CONVÍVIO MISSIONÁRIO

O já tradicional encontro missionário com benfeitores, associados e Zeladores da União Missionária Franciscana da zona Oeste aconteceu, mais uma vez, neste ano de 2019, o Ano da Graça em que o mesmo Convento vai dar graças a Deus pela sua existência há 550 anos. Foi no dia 26 deste mês de Maio e teve sensivelmente o programa tradicional:

  1. Eucaristia solene às 10h30, a que presidiu, mais uma vez, o Ministro Provincial, Frei Armindo Carvalho, tendo como concelebrantes o Frei Álvaro Silva, Procurador Nacional da U.M.F. e Frei António Castro, Procurador local para a zona do Oeste.
  2. Convívio cultural, que decorreu no salão do Convento e constou essencialmente da projecção de imagens da Missão e de textos de motivação missionária: todo o baptizado tem que viver em missão, para “ser missão”. Eu sou Missão”, como diz o Papa Francisco. Nele Frei Armindo completou a sua mensagem da Eucaristia lembrando S. Francisco, a sua época, e os inícios da Ordem Franciscana. Referiu a vocação missionária de S. Francisco e dos seus seguidores, iniciada em particular a partir do encontro em Assis. Lá se juntaram os frades já existentes com o Fundador S. Francisco (onde esteve também Santo António de Lisboa) no chamado Capítulo das Esteiras em 1217. Já em número de cerca de cinco mil, e apenas passados uns quatro anos da fundação, os irmãos se juntaram para se verem, para se conhecerem, rezarem juntos e comerem juntos, regressando aos seus países e fraternidades a viver alegremente o Evangelho do Senhor Jesus Cristo, sem nada próprio (em Pobreza), Obediência e Castidade. Neste encontro foi decidida a missão franciscana. S. Francisco começou a enviar os seus frades em missão para toda a Europa e para Marrocos, onde os 5 missionários foram mártires e são hoje os padroeiros da nossa Província Portuguesa.

Seguiu-se o almoço no claustro do mesmo Convento, que decorreu em alegre partilha, fraterno convívio e em grande proximidade entre todos os participantes. Claro, com iguarias muito saborosas, confeccionadas pela D. Paula, a cozinheira do Convento.

De muito valor estes momentos de encontro e convívio, que nos levam a “ver a cara uns dos outros, ouvir as suas vozes e partilhas, a rezar e comer juntos. Tudo para reacender a chama da Missão e dar glória a Deus, em Seu Filho Jesus, o Missionário do Pai e a Sua Santa Mãe a Missionária do Amor.

PAZ E BEM!

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.