05 Out Profissões Perpétuas na OFM
O dia 4 de outubro, XXVII Domingo do Tempo Comum e Solenidade de São Francisco de Assis, foi vivido muito festivamente pelos Franciscanos de Portugal, particularmente no convento de são Boaventura em Montariol (Braga), com a Profissão de Votos Perpétuos dos nossos confrades, os freis Márcio Carreira, Paulo de Faria e Sérgio Pinheiro.
Estiveram presentes, além dos seus familiares diretos dos nossos Irmãos, os párocos das suas paróquias de origem (Tornada – Caldas da Rainha, Nossa Senhora do Amparo, Benfica, Lisboa e Ramada – Odivelas), um número significativo de confrades franciscanos e outros sacerdotes seculares, membros da OFS local, religiosas e bastantes fiéis.
A cerimonia, integrada na missa dominical, desenrolou-se segundo as normas do ritual, durante a homilia, o Frei Domingos do Casal Martins, Ministro Provincial; convidou os novos Professos a prestarem atenção às palavras que São Francisco de Assis, ouviu de Cristo, na pequena igreja de São Damião: «… vai, Francisco e repara a minha Igreja…, chegou agora a vossa vez de começar este trabalho iniciado por S. Francisco há 8 séculos». E fazendo alusão à Encíclica «TODOS IRMÃOS, sobre a Fraternidade e a Amizade Social…», no dia 3 de outubro, assinada junto ao túmulo de Francisco em Assis, disse o Ministro Provincial: «Concluíste agora o vosso tempo de formação inicial, aprendestes muitas coisas, praticai a partir de agora só as coisas boas, deixai de parte aquelas que são negativas e constituem um atentado à vida evangélica e franciscana»
No fim da missa, foi servido um almoço a um número restrito de familiares e confrades dos irmãos que professaram.
Frei Álvaro Silva, OFM
Sorry, the comment form is closed at this time.