125 ANOS DE MISSÃO EM MOÇAMBIQUE

125 ANOS DE MISSÃO EM MOÇAMBIQUE

CELEBRAÇÃO DOS 125 ANOS

DA PARTIDA DOS PRIMEIROS MISSIONÁRIOSPORTUGUESES PARA MOÇAMBIQUE

A Província Portuguesa da Ordem Franciscana celebrou, hoje, dia 3 de junho, os 125 anos da partida, de Lisboa para a Beira (Moçambique), do primeiro grupo de Missionários. A Eucaristia de Ação de Graças teve lugar na Basílica de S. António, em Lisboa, e foi presidida pelo Dom Frei António Montes Moreira, bispo emérito da diocese de Bragança-Miranda. Concelebraram, além do Min. Provincial (Fr. Fernando Mota) e delegado do Min. Geral para a Custódia de Moçambique (Fr. Isidro Lamelas), alguns antigos missionários em Moçambique (Frei Andrade Café; Fr. José dos Santos Ferreira), o reitor do Santuário (Frei Jorge Marques); o Frei Mário Capa; e o Frei Albertino Rodrigues, que animou liturgicamente a celebração. Durante a breve homilia, Dom António Montes lembrou que, antes de partirem para a missão, os primeiros seis missionários participaram numa Eucaristia de envio na mesma Basílica de S. António de Lisboa e na mesma data, 3 de junho (de 1898). Esta celebração teve, por isso, o especial valor simbólico de, em comunhão com todos os missionários que nos precederam e com os atuais membros da Custódia de Santa Clara de Moçambique, agradecer a Deus a vocação missionária franciscana e os frutos que ela foi semeando ao longo de mais de um século, em terras de Moçambique.

Efetivamente, depois do primeiro grupo (Fr. António de Santa Maria, Fr. Rafael Maria da Assunção, Fr. José da Assunção Rolim, Fr. Daniel de Almeida, Fr. Serafim Felisberto e Fr. Salvador Franqueira, foram mais de 200 os franciscanos portugueses que trabalharam nas missões de Moçambique. Fundaram igrejas, escolas (de letras e de artes), jornais, obras sociais. Mas foram sobretudo obreiros de uma Igreja ainda muito jovem que ajudaram a crescer e a consolidar-se.  Hoje, graças em boa parte ao trabalho devoto  de tantos irmãos sacerdotes e leigos, a Igreja de Moçambique conserva um colorido franciscano e os irmãos franciscanos naturais de Moçambique são já mais de meia centena. Continuam, aliás, crescer a bom ritmo e, se Deus quiser, em breve constituir-se-ão como Província independente.

Com razão, por isso, os irmãos da S. Clara de Moçambique estão a celebrar com grande relevo estes 125 anos da sua e nossa história, e a Província de Portugal, que passou de “mãe” a “irmã”, continua muito unida aos franciscanos de Moçambique, com quem mantém múltiplas formas de colaboração.

Neste dia em que celebramos a “saída” da nossa Província em missão, congratulamo-nos com todos os Irmãos da Custódia de S. Clara de Moçambique, a quem deixamos uma sentida saudação fraterna jubilar.

Que o Senhor da Messe, Santa Clara, S. Francisco e Santo António continuem a inspirar-nos com seu exemplo no comum caminho da alegria do Evangelho.

Frei Isidro Lamelas, ofm

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.