16 de janeiro, Festa dos Santos Mártires de Marrocos em Coimbra

16 de janeiro, Festa dos Santos Mártires de Marrocos em Coimbra

No dia 16 de janeiro de 2020, assinalam-se os 800 anos do martírio dos Protomártires da Ordem Franciscana, Padroeiros da Província Franciscana Portuguesa OFM. São os cinco frades franciscanos, vindos de Itália, enviados por São Francisco, para pregar a fé Católica entre os muçulmanos. A sua pregação foi breve em tempo, mas hoje persiste viva, ecoando ao mundo para que siga a única verdade da Vida que é a Palavra de Deus e a salvação em Jesus Cristo.

Martirizados, em Marrocos, as suas relíquias foram transportadas para Portugal e guardadas no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Aí se conservam em grande veneração.

Recordamos este martírio dos frades franciscanos como um momento importante na vida de Santo António de Lisboa, motivando a sua mudança de Cónego Regrante de Santo Agostinho, em serviço nessa Igreja de Santa Cruz, para Frade franciscano, no desejo e continuar em Marrocos a Missão destes primeiros Mártires.

Grande e rico programa a Diocese de Coimbra está a executar relativamente a estas celebrações. Um Programa que se prolonga por todo o ano 2020, reconhecido com o ANO SANTO.

Família Franciscana foi privilegiada com a Solene Celebração da Eucaristia, no dia 16 de Janeiro, às 11:00, na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, em honra dos seus Padroeiros e Protomártires da Ordem, os Santos Mártires de Marrocos. Uma Celebração verdadeiramente digna, na qual participaram grande número de sacerdotes e de fiéis, que encheram por completo o templo.

Seguiu-se o almoço e, depois, a passagem pela “porta Santa”, a peregrinação à Igreja de Santo António dos Olivais, com apresentação do Guia do Peregrino e a visita à Exposição Itinerário da vida, Feitos e Milagres de Santo António.

Santos Mártires de Marrocos, vivendo na glória de Deus, intercedei pelos vossos irmãos peregrinos na terra.

Paz e Bem!

    

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.