400 anos da morte de Frei Agostinho da Cruz

400 anos da morte de Frei Agostinho da Cruz

A Província Franciscana da Arrábida foi uma das maiores províncias religiosas da Ordem Franciscana. Teve início numa ermida aberta ao culto, onde se venerava a imagem conhecida por Nossa Senhora da Arrábida, na encosta meridional da serra da Arrábida, no parque natural da Arrábida, à foz do rio Sado.

Surgiu no segundo quartel do séc. XVI, fruto de uma reforma autónoma, em vista de uma “mais estreita observância”. Um acontecimento a recordar e celebrar.

A Diocese de Setúbal assinala, entre 2019 e 2020, o IV Centenário da morte de Frei Agostinho da Cruz e os 480 anos do seu nascimento, entre março de 2019 e maio de 2020. O Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e o Comissário das Comemorações, Ruy Ventura, falam-nos da importância destas comemorações, evocando a importância do poeta e do seu legado espiritual nos dias de hoje.

As comemorações iniciam-se a 16 de Março, com a Eucaristia presidida por D. José Ornelas, na Paróquia da Anunciada, em Setúbal, seguindo-se, à noite, o lançamento de uma antologia organizada pelo Comissário das Comemorações, Ruy Ventura. Este evento terá lugar no auditório da Cúria Diocesana, espaço onde se situava a antiga enfermaria dos frades arrábidos, e onde veio a falecer Frei Agostinho da Cruz. Para o louvor de Cristo. Ámen!

Frei Armindo Carvalho, Ministro Provincial

___________________________________

aqui pode ver o essencial das atividades:

https://diocese-setubal.pt/2019/03/01/frei-agostinho-da-cruz-diocese-de-setubal-inicia-comemoracoes/

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.