12 Set CONVENTO DE SANTO ANTÓNIO DE VARATOJO EM CELEBRAÇÃO FESTIVA
No dia 8 de Setembro o nosso Convento de Varatojo revestiu-se de festa. Vários motivos envolveram a festa:
Primeiro motivo:
Em preparação, as celebrações dos 550 anos do mesmo Convento. É oportuno lembrar um pouco da sua história: O edifício, como conhecemos, deve-se ao nosso Rei D. Afonso V, em cumprimento de um voto seu feito a Santo António, a quem pediu auxílio para as campanhas do norte de África. O mesmo Rei lançou a primeira pedra em Fevereiro de 1470 – faz em Fevereiro do próximo ano precisamente 550 anos! Uma data que vale a pena recordar e celebrar, dado a história cheia de vida e fé de que este Convento é “culpado”. Em consequência da extinção dos religiosos em Portugal com o decreto de 28 de Maio de 1834, o Estado apoderou-se dele. Foi vendido em hasta pública em 1834 e, em 1861, voltou para a posse dos Franciscanos Menores de Portugal. De novo extinto, regressou aos “seus donos”, os Franciscanos, em 1928. São eles, ainda hoje, graças a Deus, os seus ocupantes e beneficiários. O seu primeiro “destino” foi o de centro de expansão missionária para o País (missões populares), tendo por isso recebido o nome de “seminário de Missões”.
Segundo motivo:
Renovando a “missão” para que nasceu, neste dia celebrou-se também aqui o “envio em missão” de dois irmãos: Frei Nicolás Almeida e Frei Sérgio Pinheiro, que seguem para a Fraternidade Provincial de Cabo Verde, em serviço à Paróquia de São João Baptista da Praia. Símbolos da ligação do passado, com o presente, os 2 enviados receberam também a “Cruz da Missão” já dos tempos antigos, mas que ainda se conserva nesse Convento.
Terceiro motivo:
O terceiro motivo festivo foi a entrega da coordenação da Vida da Fraternidade, como Guardião, ao novo eleito Frei Hermínio de Araújo. Simbolicamente foi-lhe entregue o selo Branco da Fraternidade e a chave da porta de entrada.
A celebração foi integrada na Oração de Vésperas, às 19h00, tendo a participação de um número significativo de frades e uma assembleia de fiéis, entre os quais os Sr. Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e o Presidente da Junta da Freguesia. O templo ficou repleto de participantes. A toda a celebração presidiu o Ministro Provincial, Frei Armindo Carvalho.
Após a celebração litúrgica, passou-se à confraternização no refeitório do Convento, que ficou completamente cheio de amigos a partilhar connosco ente dia de grande significado para todos nós.
Para louvor e Glória de Deus e de Sua Santa Mãe a Virgem Maria, de Quem celebrámos, neste dia, o seu Nascimento para a terra. Paz e Bem!
Sorry, the comment form is closed at this time.