16 Jul D. Frei António Montes Moreira, OFM – celebrou BODAS DE DIAMANTE SACERDOTAIS
Os irmãos da Fraternidade Franciscana da Imaculada Conceição, à Luz, celebraram as Bodas de Diamante Sacerdotais (sessenta anos de sacerdócio) do nosso confrade Dom Frei António Montes Moreira, no dia 13 de julho de 2018.
Pela pessoa e presença do Ministro Provincial, Frei Armindo, se associaram a este momento festivo, todos os irmãos desta Província Portuguesa dos Santos Mártires de Marrocos de Portugal, embora espalhados nos seus espaços de residência e missão.
Uma celebração simples e discreta, constando essencialmente da Eucaristia às 19h00 na Capela da Fraternidade, a que D. António presidiu e concelebraram vários confrades, seguindo o jantar, também simples e íntimo, entre os irmãos da mesma Fraternidade.
Um louvor ao Sacerdote Eterno e Único de Cristo, que instituiu na terra a Sua presença e ministério permanente, confiando-o aos homens, seus escolhidos.
Frei António Montes Moreira, bem conhecido, nesta Família Franciscana, mesmo a mais alargada aos muitos ramos que a compõe, tanto masculinos, como femininos, bem como em toda a Igreja Portuguesa, é neste momento Bispo Emérito de Bragança-Miranda. Para esse ministério foi eleito a 13 de junho de 2001 e ordenado a 14 de outubro de 2001. Por limite de idade, a sua resignação foi aceite a 18 de Julho de 2011.
Terminado o seu ministério em serviço residencial em Bragança, recolheu ao Convento da Imaculada Conceição, à Luz, Lisboa, continuando a viver a sua vocação franciscana totalmente integrado nesta Fraternidade: um irmão entre irmãos, dispensando à Fraternidade, à Província e à Igreja, os seus preciosos préstimos em tudo o que lhe é solicitado: exercendo seu ministério episcopal para conferir as Sagradas Ordens e outros serviços, aos que o solicitam, incluindo na sua antiga Diocese residencial de Bragança, aonde com regularidade se desloca por solicitação do seu actual Bispo. Disponível para os compromissos pastorais da Fraternidade, neles colabora com gosto e alegria, em grande simplicidade, sem deixar os seus ambientes culturais e universitários, onde continua activo e muito considerado.
Foi secretário da Faculdade de Teologia durante 13 anos, e aí exerceu também as funções de professor de História Eclesiástica. E ainda director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa largos anos. A 19 de Junho de 2014 foi feito Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Durante sete anos (1984-1991) assumiu a coordenação da Província Portuguesa dos Santos Mártires de Marrocos, como Ministro Provincial, colocando todo o seu saber e dedicação humana e fraterna ao serviço destes irmãos franciscanos e da Família, em Geral. Foi também Definidor-Geral, com residência e tarefa na Cúria-Geral, em Roma, durante seis anos.
Deve-se-lhe o trabalho já avançado, delicado e penoso, do processo de beatificação de duas grandes figuras de Religiosas Consagradas, veneradas em particular na Ilha da Madeira:
- a Madre Virgínia Brites da Paixão, OSC, fundadora do Mosteiro de Santo António, no Lombo dos Aguiares, Funchal, Ilha da Madeira, na casa onde nasceu e viveu em grande virtude, sendo venerada com grande fama popular de santidade,
- e Mary Jane Wilson (Irmã de São Francisco Wilson), fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias, nos primórdios do Seculo XX, que deixou fama de grande virtude, entre o povo madeirense em especial.
Frei António nasceu em São Tomé de Castelo, Concelho e Diocese de Vila Real, a 30 de abril de 1935. Seguiu o curriculum normal da caminhada franciscana e foi ordenado Sacerdote a 13 de julho de 1958. Completam-se 60 anos: as suas Bodas Sacerdotais de Diamante.
Através deste nosso site, levamos aos nossos “visitantes” e amigos esta feliz noticia, que a todos nos encanta e encoraja a viver a fidelidade aos nossos compromissos de consagrados na Ordem de São Francisco de Assis e na Igreja, nossa Mãe, a quem servimos com gratidão.
Para louvor e glória do Bom Deus, dador de todos os bens. PAZ E BEM!
Sorry, the comment form is closed at this time.