IMACULADA CONCEIÇÃO – 8 de dezembro

IMACULADA CONCEIÇÃO – 8 de dezembro

A Família Franciscana celebra hoje, 8 de dezembro, com toda a Igreja, a solenidade da Imaculada Conceição, sua Padroeira. “Cheia de graça” é o nome mais lindo desta mulher de Nazaré, a Senhora vestida de Sol. Bendita entre as mulheres.

Para a Família, gerada em Francisco de Assis, a piedade mariana não é uma devoção secundária, mas uma veneração integrada na mística da Família. Nas suas mãos (Senhora dos Anjos da Porciúncula) teve o seu berço e o lugar privilegiado da Família: “Depois de Cristo, era em Maria que Francisco depositava toda a confiança e por isso a escolheu para Padroeira para si e para os seus” (L.L.9,3). Por isso, as festividades marianas são celebradas com grande solenidade na Família Franciscana. Assim se compreende que, desta Família, músicos e poetas tenham dedicado os seus talentos à Mãe de Cristo. S. Boaventura, contemporâneo de S. Francisco e Ministro Geral da Ordem, João Duns Escoto e, mesmo o nosso Santo António, já defendiam o privilégio da Imaculada Conceição quatro séculos antes da sua proclamação oficial pela Igreja. Pregadores franciscanos propagaram com convicção pelo povo cristão os privilégios de Maria. Foram eles que introduziram e popularizaram a Festa da Visitação, introduziram a oração do “Angelus” e acrescentaram na Ave Maria (saudação do Anjo Gabriel) a prece “rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte”. Fizeram de Maria a acompanhante maternal da nossa peregrinação terrena para o Reino do Seu Filho.

No Seminário da Luz, em solenidade particular se celebram os 50 anos da inauguração da sua igreja, templo de Deus. É dedicado a esta Mãe Imaculada, como Seminário da Imaculada Conceição à Luz.

Deus seja bendito por todos os seus dons, em especial por esta Mãe da Nova Humanidade, a Nova Ela, a coautora da Nova Criação, a IMACULADA CONCEIÇÃO.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.