Ministro Provincial passou o Natal 2018 em Cabo Verde

Ministro Provincial passou o Natal 2018 em Cabo Verde

Por iniciativa pessoal, como irmão Ministro desta Província Portuguesa da Ordem Franciscana, fui passar a quadra natalícia a Cabo Verde, fazendo companhia ao meu confrade Frei Elvino dos Reis que, neste momento, ali vive e trabalha como Pároco da Paróquia de São João Baptista, da Cidade Velha, e é, nesta altura, esporadicamente o único frade da Província a residir e trabalhar lá. Por feliz coincidência, juntou-se a nós Frei Moisés Semedo, que aproveitou para passar o Natal com os familiares, dado que a mãe ficou recentemente viúva e a família se juntou à volta dela para este momento de encontro familiar. Dou graças a Deus por este momento de partilha fraterna e de acompanhamento pessoal a este nosso irmão.

“Pela graça de Deus, séculos decorridos, os franciscanos portugueses voltaram de novo ao solo cabo-verdiano. Para já, em regime experimental, com residência fixa, oficialmente, desde 8 de Dezembro de 2010, data em que o Bispo de Santiago de Cabo Verde, D. Arlindo Furtado, os acolheu e lhe fez entrega da Paróquia de S. João Baptista da Cidade Velha”. (Ata do 1º encontro, em visita fraterna, dos delegados da Província, aos dois irmãos lá residentes).

Esta Paróquia que nos foi confiada é constituída por oito Comunidades:

  1. Comunidade-Sede (Igreja Paroquial) em Chão da Igreja. Tem como Padroeiro São João Baptista.
  2. Comunidade de Porto Mosquito. Tem como Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes;
  3. Comunidade de Alto Gouveia. Tem como Padroeiro Santo André;
  4. Comunidade de Mosquito de Horta. Tem como Padroeiro o Bom Pastor;
  5. Comunidade de Belém. Tem como Padroeiro Santo António de Lisboa;
  6. Comunidade de Pico Leão. Tem como Padroeira a Imaculada Conceição.
  7. Comunidade de Santana. Tem como Padroeira Santa Ana;
  8. Comunidade de Loura. Tem como Padroeiro S. José Operário.

Uma zona pobre em recursos materiais, vivendo quase só do recurso à agricultura e à pesca.

Todas estas comunidades têm uma componente jovem muito acentuada. Há alguns jovens em acompanhamento vocacional, um bom grupo de acólitos e movimentos paroquiais tendo cada comunidade um grupo de leigos responsáveis. Uma Paróquia em revitalização e reorganização.

Noite de Natal Foi o momento mais agradável e emocional que vivi nestes dias. A convide do Pároco, P. António (um jovem como Frei Elvino), pela noite e com a ajuda da luz do telemóvel, subi lentamente o monte e presidi à Santa Eucaristia da noite de Natal, concelebrando Frei Elvino, o Pároco e um outro sacerdote espiritano senegalês. Uma Igreja construída pelos franciscanos por volta de 1640, tendo ao lado o convento. Hoje, restaurada com a ajuda da cooperação espanhola, monumento nacional.

Um convento que serviu de habitação à fraternidade e de centro de formação para as famílias locais. Hoje apenas guarda ruinas, restos do ataque dos piratas em 1712, manifestando a solidez da construção nesse tempo.

Emoção, alegria, vivência de um “natal franciscano” no calor do povo simples, em numerosa assembleia. Noite para não esquecer e ser “ponte” do ontem franciscano para o hoje.  

Que por tudo e em tudo Deus seja louvado e bendito para sempre.

E que Deus ilumine nossos corações e obras: no presente e no futuro que seja da Sua Santíssima Vontade!

Paz e Bem.

Frei Armindo Carvalho, Ministro Provincial

 

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.