OS FRANCISCANOS RESPONDEM À PANDEMIA COM OS MINISTROS CRIATIVOS

OS FRANCISCANOS RESPONDEM À PANDEMIA COM OS MINISTROS CRIATIVOS

O encontro com o Cristo ressuscitado, que nos liberta dos medos os quais nos fazem permanecer imóveis, nos impulsiona a sairmos de nós mesmos, de nossas seguranças e comodidade, da lógica do «foi sempre feito assim», a fim de retomar a estrada do Evangelho, que é sempre novidade, porque é «Palavra de vida eterna» (Jo 6, 68). O encontro com o Ressuscitado torna-se missão e anúncio de vida nova, porque «para aqueles que o encontraram, vivem na sua amizade e se identificam com sua mensagem, é inevitável falar dele e levar aos outros sua proposta de vida nova: ai de mim se não anunciar o Evangelho!» (Querida Amazônia, 62).

             Os modos criativos, com que os franciscanos de todo o mundo continuam prestando serviço às pessoas, no meio da pandemia global, tornaram essas palavras da carta da Páscoa de 2020 do Ministro geral uma realidade prática.

Inúmeros conventos, paróquias e santuários recorrem à tecnologia dos Meios Sociais a fim de fornecer Santas Missas online, palavras de reflexões, Adoração eucarística, terços e várias orações e serviços.

No Santo Sepulcro em Jerusalém, no coração da Terra Santa, apesar da total ausência de peregrinos, os Frades e outras comunidades cristãs continuam a observar o Status Quo (antigo acordo que regula as modalidades com que os diferentes grupos cristãos têm acesso aos lugares mais santos). As Liturgias são ainda celebradas no túmulo de nosso Salvador, no Calvário e em todos os lugares santos, no interior da igreja do Santo Sepulcro. Acesse cmc-terrasanta.org para mais informações ao vivo.

Na Espanha, a Província da Imaculada Conceição informa que, em um de seus conventos, havia um público inesperado para as Santas Missas online: “A Missa na igreja franciscana de Sabadell tornou-se viral, com mais de 20.000 visualizações. Os expectadores da Missa diária, através do Facebook, podem fazer comentários, olhar a versão registrada ou enviar intenções. […] Nestes tempos, em que o confinamento pode causar tristeza e desânimo, esses três Frades […] transformam uma meia hora num oásis de paz e meio eficaz de bom humor, esperança e conforto. Esse sucesso foi inesperado, mas quase cada dia, pessoas de cinco continentes a sintonizam, às 19h”. Um elenco de várias transmissões online, em idioma espanhol, é disponível em www.ofminmaculada.org.

Os Frades também partilharam seus dons musicais. De Assis, o talento vocal do Frei Alessandro foi transmitido em streaming com os meios sociais, quando este tenor franciscano cantou em solo na vasta e vazia Basílica Santa Maria dos Anjos. No Brasil, podem-se ver franciscanos de cinco conventos, no Nordeste do Brasil, dançar segundo o caraterístico ritmo brasileiro, conhecido como frevo. Catholic News Service/Crux publicou a notícia em seu vídeo, que se tornou viral, com seu estribilho cativante: “Fique em Casa!” Os textos encorajam as pessoas a usufruir os laços com suas famílias e os Frades também encorajam a forma correta de lavar as mãos. Dizem: “Escutem rádio, olhem TV; há muitas ocasiões para rir e rezar!

A Província Toscana (Itália) tem uma iniciativa que enfrenta questões psicológicas e espirituais, oferecendo um “Serviço de Escuta” (Servizio #TiAscolto). Numerosos Frades e um Psicoterapeuta estão disponíveis a falar via telefone ou Skype com as pessoas necessitadas de contato e apoio. O serviço (em italiano) é grátis. Para detalhes, veja ofmtoscana.org.

Uma série de podcast, em Português, foi lançada pela Província da Imaculada Conceição, no Brasil, na esperança de fornecer aos ouvintes: informações e formações que enfrentam o tema pandemia, por meio de diferentes pontos de vista e áreas de competência. Esses pontos incluem Espiritualidade, Psicologia, Franciscanismo e Bem-estar social. É acessível ao podcast sob franciscanos.org.br.

            O mundo, a Igreja e nossas Fraternidades têm necessidade de ouvir a mensagem de Deus: somos portadores dessa boa nova, oferecemos a todos, com generosidade, a Boa Nova que brota da Páscoa!

Paulo Duarte
secprov@ofm.org.pt
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.