09 Set PREPARANDO A JMJ DE LISBOA 2023
PREPARANDO A JMJ DE LISBOA 2023 COM “ALEGRIA FRANCISCA E ESPERANÇA CRISTÔ
A um ano da Jornada Mundial da Juventude, que de 1 a 6 de agosto de 2023 reunirá em Lisboa jovens de todo o mundo, a Ordem dos Frades Menores anuncia a sua participação no evento. O Gabinete Geral de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) da Cúria OFM efetuou, nos primeiros dias de agosto, uma visita à Província Portuguesa e à comissão organizadora da próxima JMJ, para apresentar suas propostas e oferecer sua colaboração. De volta de Lisboa, Fr. Daniel Nicolas R. Blanco, responsável da Comissão de JPIC da Cúria Geral, agradeceu o bom acolhimento no Convento da Luz e na Cúria Provincial, onde dialogou especialmente com Fr. Fernando Mota, Ministro Provincial e Fr. Nicolás Hipólito de Almeida, Guardião do Convento da Imaculada Conceição, no sentido da melhor colaboração e envolvimento da Província na preparação da nossa presença na JMJ. Esteve também presente Fabián Campos, representante do Movimento Laudato Si ‘(MLS). Frei Daniel lembrou que a nossa participação será articulada de diversas formas, com base na espiritualidade franciscana, nomeadamente, promovendo os valores das encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti”.
Fr. Daniel Nicolas R. Blanco com os frades da Província de Portugal.
O Ministro Geral, Fr. Massimo Fusarelli, também estará presente na ocasião, e participará numa das iniciativas previstas, ainda por definir. No próximo mês de outubro haverá outra reunião em que as propostas individuais dos Franciscanos serão discutidas mais detalhadamente.
O Min. Provincial e o Irmão Daniel tiveram ainda uma reunião com a equipa local da JMJ Lisboa 2023. Acolhê-los na sede da organização foi Carmo Diniz, Coordenador do Gabinete de Diálogo e Proximidade, que faz parte do Comité Organizador Local (LOC) da JMJ.
Durante esta visita, foi decidido envolver toda a Família Franciscana de Portugal, cujo presidente é, neste momento, Frei Fernando Mota, na organização da JMJ e nas atividades franciscanas. Os frades Conventuais e Capuchinhos de Portugal também colaborarão.
Sorry, the comment form is closed at this time.